Como escrever bem?

20 de nov. de 2012

Escrever um texto é o que mais pesa em vestibulares, provas, e até para arranjar empregos precisa fazer, geralmente, redações textuais. Existe pessoas com um grande facilidade para escrever, porém a exite pessoas que tem bastante dificuldade para escrever seja pelo motivo de não ter uma habilidade e clareza de ideias.

O principal é: Ler. Pois a leitura estimula o cérebro, além de enriquecer nosso vocabulário. Ao deparar-se com palavras de difícil compreensão, tente entende-la pelo contexto, se não der, procure um dicionário Não é necessário complicar usando palavras difíceis e em desuso, mas utilizar palavras variadas diversifica o texto, evita repetições e deixa a leitura mais atrativa. Além da melhora do vocabulário, o processo de escrever é uma questão de prática, que podemos aperfeiçoar a cada dia. Quanto maior a dedicação no desenvolvimento de textos, melhor o resultado conforme avançamos nesse treino.

Prática comum há algum tempo atrás, era o hábito de escrever em um diário, colocar acontecimentos do dia a dia, relatando sentimentos, expectativas e frustrações ajudam a desenvolver a escrita de forma natural. Mas como as pessoas estão deixando os velhos diários de lado: Aproveitando a tecnologia, os blogs são nossos diários virtuais onde podemos escrever poemas, contos, poesias, ficções, biografias, romances, notícias, atualidade e por ai vai. Escrever não é fácil, requer dedicação, tempo, disposição e até mesmo paciência para lidarmos com momentos sem criatividade, mas aprimorar essa técnica e ver uma obra acabada compensa todo o esforço.

Concentre-se: Acho que é uma dica bem óbvia né? O único e melhor lugar para fazer um texto é uma mesa e uma cadeira. Por que? Em provas e concursos você só faz as redações em mesas. Então melhor você ir se acostumando. Se você tiver com dificuldade para criar. Coloque me uma folha vários pontos principais, e daí você cria o resto.


Crie Hábitos: Se você não é acostumado a ler veja umas dicas aqui, ou faça você mesmo um hábito para ler seja quinze ou vinte minutos por dia. Depois, crie uma hábito para escrever todos os dias, com isso cada vez você irá melhorar mais. E se você lê e escrever junto, com certeza seu empenho triplicará.


Então é isso, espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho.
 
home / sobre / leituras / blogroll / contato

a vida dentro © 2012 – 2020