Resenha: Jogos Vorazes

30 de ago. de 2012
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 379
Avaliação: ★★★★

Após o fim da América do Norte, em Panem existiam treze distritos, agora só restam doze. O décimo terceiro distrito foi destruído após a revolta contra a Capital! A Capital como punição criou os Jogos Vorazes para destruir quem queria se rebelar novamente, esses jogos acontecem anualmente onde duas crianças de 12 a 16 anos são escolhidas como tributo de cada distrito, após serem escolhidas são levadas a Arena para lutarem entre si até a morte, fazendo que sobre só um sobrevivente. Só que dessa vez na Edição 74º a irmã de Katniss é "sorteada". Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Junto com Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre!

O distrito 12 é um dos mais pobres da nação Panem, e é lá onde Katniss mora, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil, além do mais que Katniss é uma caçadora ilegal, desde pequena começou a caçar com seu pai. Com sua caça ela trocava em outros alimentos ou tentava vender no Prego, arcando com as consequências, dividas e sustentando a sua casa após o falecimento de seu pai. Como não era trabalho garantido Katniss, sua mãe e sua irmã Prim, as vezes eram obrigadas a passar fome. Só que o futuro de todas elas está para mudar...

Como foi dito nos paragráfos anteriores Katniss vai arriscar sua vida numa alucinante aventura, que ocorre entre 397 páginas. Traições, trapaças, e mentiras, vale de tudo para sobreviver. Do que ela será capas de fazer para ganhar? Enganar, mentir? Se perder, morre. Para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? Mas até ela mesma vai duvidar dos seus próprios sentimentos dentro e fora da Arena Voraz..

Suzanne Collins explorou novos conceitos e novos horizontes criando um mundo totalmente diferente surpreendendo do começo ao fim, com suspense, romance e ficção. Parabéns é isso que tenho a dizer! Ela soube descrever muito bem as pessoas os lugares e, soube mostrar muito bem os sentimentos da própria Kat, ela escreveu de um modo diferente, foi uma forma que eu nunca tinha visto antes, mas eu gostei bastante!

Particularmente gostei muito do primeiro livro, já sou fã. Eu percebi que tem a emoção que nos faz devorar o livro rapidamente esperando saber o que acontece no final. Eu senti um pouco de dificuldade em escrever a resenha porque o livro é muito bom pra ser 'descrito'. É uma narrativa de fácil compreensão  e muito empolgante, até certos pontos chega a ser engraçado. E fácil notar a confusão que Catnip (Katniss) faz em sua própria cabeça, realmente é uma personagem muito louca, por isso me apeguei tanto a ela. 

Mas sera o que vai acontecer com Katniss? Ela irá sobreviver? Fará todos verem que não precisam de um governo para mostrar quem manda? Do que ela será capas? Mas isso você só descobrirá se ler.


 
home / sobre / leituras / blogroll / contato

a vida dentro © 2012 – 2020